domingo, 26 de agosto de 2012

Hello World















Olá pessoal !
Espero que o último artigo (http://strangerdroid.blogspot.com.br/2012/08/instalando-o-android-sdk.html) tenha ajudado a instalar o Android SDK.
Antes de mais nada, esse primeiro projeto serve apenas como primeira experiência no desenvolvimento de aplicativos para a plataforma. Existem diversos outros conceitos que ainda serão abordados, com respeito a montagem da interface, boas práticas e dicas de programação.
Sendo assim, lá vamos nós.

Passo 1

Após abrir o eclipse, vá em File > New > Other


































Passo 2

Selecione a opção Android Application Project e clique em Next.
























Passo 3

Em Application Name coloque o nome da aplicação... HelloWorld.
O mesmo nome automaticamente será gerado em Project Name e Package Name.
Na propriedade Build SDK e Minimum Required SDK deixe os valores padrões.
Clique em Next.


































Passo 4

Selecione o ícone para o aplicativo clicando no botão Choose. (note que a opção Clipart está marcada).
Clique em Next.






































Passo 5


A próxima tela exibirá o tipo da atividade que irá controlar a interface. ("todas" as telas são controladas por uma classe que herda do tipo Activity).
Mantenha os valores padrões e clique em Next.





























Passo 6

Nessa tela, iremos definir as propriedades da atividade.
Mantenha os valores padrões e clique em Next. (ou Finish)






























Passo 7

Caso apareça uma janela pedindo para instalar as dependências, clique em Install/Upgrade e após a finalização da instalação clique em Finish.





























Passo 8

Automaticamente será criada toda a estrutura do projeto.
Ao fim do processo será exibida uma tela conforme o exemplo.

























Passo 9


Clique no componente TextView e arraste para a tela.
Modifique a propriedade Id para @+home/txtHelloWorld




























Passo 10


Clique no componente Button e arraste para a tela.
Modifique a propriedade Id para @+home/btExibirMsg.
Modifique a propriedade Text para Exibir Msg.



























Passo 11


Agora iremos implementar os componentes da interface.
Abra o arquivo MainActivity.java.
























Passo 12


Vamos a programação !
Declaramos 2 tipos privados: TextView e Button.
Toda atividade possui um método padrão chamado onCreate.
Dentro dele, na chamada setContentView definimos o que será exibido na tela.
Na criação da interface vamos "capturar" os itens da tela e associar as variáveis privadas.
Após a "captura" dos itens, definimos o clique do Button.
O método OnClickExibirMsg irá definir a ação de clique do botão.
Quando o usuário clicar no botão, será executado o método exibirMsg que irá preencher o TextView com a mensagem Hello World!.

Atenção: Inclua todos os imports.





































Passo 13


Concluímos a programação da interface.
Antes de testarmos, vamos instalar outras versões do Android SDK.
Clique em Window > Android SDK Manager.
Selecione as opções das versões 1.6 até 4.1 (ou mais recente, caso houver) e clique em Install packages. Provavelmente isso irá levar um bom tempo dependendo da sua conexão, portanto... paciência, você só fará isso uma vez.  :)
































Passo 14

Agora vamos criar o emulador para testar o aplicativo.
Clique em Window > AVD Manager e depois em New.




























Passo 15

Em Name coloque o valor MyDevice.
Selecione no Target o valor Android 2.3.1 - API Level 9.
Em SD Card na propriedade Size coloque o valor 256 (tamanho do seu SDCard virtual).
Mantenha os demais valores e clique em Create AVD.








































Passo 16


Tendo instalado o Android SDK e criado o emulador, clique no botão Run. (o botão "play" verde no topo da janela)  
































Difícil ?
Essa é a rotina para criação de um aplicativo Android.
Alguns passos talvez sejam diferentes, mas o caminho é praticamente o mesmo.
Para os próximos artigos não iremos repetir esses passos, portanto, treinem e tentem criar seus próprios aplicativos de teste.

Quaisquer dúvidas me avisem. (strangerdroid@gmail.com)

Até a próxima.


StrangerDroid

Nenhum comentário:

Postar um comentário