domingo, 28 de outubro de 2012

Realidade Aumentada com Android e VUFORIA SDK














Vuforia SDK, guarde esse nome !
Há algum tempo estava pesquisando sobre SDKs de realidade aumentada e resolvi testar essa ferramenta fantástica de desenvolvimento.
Nesse tutorial vou ensinar como baixar todos os recursos necessários e preparar todo o ambiente para o desenvolvimento com esse SDK.
Vamos compilar o projeto desse aplicativo... http://www.youtube.com/watch?v=42MvJ1QgPz8 (ImageTargets).
Ele funciona de uma forma muito interessante.
Na programação dele existe código nativo(ndk), que faz reconhecimento de imagens e projeta no espaço reconhecido um modelo 3D e toda a movimentação da câmera física interfere na câmera do modelo 3D.
Assistam o vídeo... com certeza vai ser mais fácil de entender. :)
Vai encarar essa? Então aí vamos...

Passo 1. Baixando as ferramentas

1. Além do Android SDK, precisaremos do Android NDK que você pode encontrar no seguinte link http://developer.android.com/tools/sdk/ndk/index.html
Após baixá-lo descompacte em um local de sua preferência.

2. Entre no site da Qualcomm (quem desenvolveu o SDK) e crie uma conta. https://developer.qualcomm.com/user/register

3. Após criar a conta, baixe o SDK nessa URL https://ar.qualcomm.at/qdevnet/sdk/android (no meu caso baixei a versão para Windows) e faça a instalação a padrão.

4. Precisaremos do cygwin para compilar o projeto NDK. Faça o download nessa URL http://cygwin.com/install.html.
Durante a instalação, ao exibir os pacotes, selecione o pacote que fica em All -> Devel -> "make: The GNU version of the 'make' utility" clique em "SKIP" para tirar essa opção e a ferramenta ser instalada e siga a instalação.

Passo 2. Importando o projeto no eclipse

- Abra o eclipse e crie um projeto a partir de um código fonte existente. (File > New > Other > Android > Android Project from Existing Code)

- Em Root Directory aponte para o projeto ImageTargets que está dentro do diretório de instalação na pasta samples e clique em Finish. (no meu caso... \development\Android\vuforia-sdk-android-1-5-9\samples\ImageTargets)

- Você perceberá que o projeto contém um erro, para arrumá-lo clique com o botão direito no projeto e vá em Properties > Java Build Path > Libraries e remova a referência de QCAR.jar e depois clique em Add External Jars.
Esse arquivo poderá ser localizado na pasta de instalação em build > java > QCAR (no meu caso... \development\Android\vuforia-sdk-android-1-5-9\build\java\QCAR\QCAR.jar) e clique em OK.

- Abra a pasta que contém esse arquivo e copie para a pasta libs do seu projeto. (Ctrl+C e Ctrl+V)
Crie essa pasta caso não exista (botão direito no seu projeto > New > Folder) e então copie o arquivo.

Passo 3. Compilando o código NDK

Para compilar o código NDK criaremos um arquivo de lotes.
Crie um arquivo chamado build-project.bat e coloque o conteúdo demonstrado.


@echo on

@set BASHPATH="C:\cygwin\bin\bash"
@set PROJECTDIR="/cygdrive/c/Development/Android/vuforia-sdk-android-1-5-9/samples/ImageTargets"
@set NDKDIR="/cygdrive/c/Development/android-ndk-r8b/ndk-build"

%BASHPATH% --login -c "cd %PROJECTDIR% && %NDKDIR%

@pause:


Faça as seguintes alterações:
- Mude o valor de BASHPATH de acordo com o diretório que você fez a instalação do cygwin.
- Mude PROJECTDIR para o diretório do projeto ImageTargets
- Mude NKDIR para o diretório onde descompactou o NDK.

Salve o arquivo e dê dois cliques para abrir.
Caso ocorra algum erro, verifique se seguiu corretamente todos os passos descritos acima.


Passo 4. Limpando e rodando o projeto

Volte para o eclipse, clique no projeto ImageTargets e vá em Project > Clean e depois clique em Ok.
Abra a pasta chamada "media" do projeto e imprima o conteúdo do arquivo target_stones_A4.pdf.
Se você seguiu corretamente todos os passos, clique em Run e a aplicação será inicializada.
Aponte sua câmera para impressão e veja o que acontece.
Quer ver algo interessante? Mantenha seu aparelho parado e mova a folha.

É claro que desenvolver com essa ferramenta não é algo trivial como talvez já tenham notado, mas no site da Qualcomm é possível localizar muito material a respeito do desenvolvimento com o VUFORIA SDK.
Além disso é possível encontrar alguns projetos no Google Play que usa essa tecnologia.
Vejam o resultado de uma customização nesse sample. :)





Bom.. por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado. :)
Qualquer problema ou dificuldade, entrem em contato através do email strangerdroid@gmail.com

Nos vemos na próxima.

StrangerDroid


Nenhum comentário:

Postar um comentário